• Associação do Bom Humor

05 passos para começar um trabalho voluntário

Por vezes as pessoas me perguntam: Como eu posso começar um trabalho voluntário?

A resposta poderia ser simples, como "É só procurar uma instituição e começar".

Mas a chance de você ir a uma instituição, começar e parar é muito alta. Por isso, quero bater um papo com você sobre isso e fazer com que essa sua vontade de ser voluntário dure mais tempo e realmente seja uma via de mão dupla na sua vida.

Se você está pensando em fazer um trabalho voluntário, que tal responder essas perguntas a você mesmo?!


1- O que você gosta de fazer?

Parece egoísta?! Só parece. Para perdurar, um trabalho voluntário precisa ser uma atividade em que a gente se sinta útil e feliz por estar ali.

Então, bora utilizar um dom, um hobby, algo que te complete!


2- Qual dor do mundo você gostaria de ajudar?

Fome, população de rua, dependentes químicos, falta acesso a educação e cultura, desmatamento, poluição do meio ambiente, pessoas doentes ou com especialidades, tentantes de suicídio, pessoas hospitalizadas, falta de acesso a tecnologia, cuidados básicos de saneamento...Infelizmente o mundo tem muitas dores, e por isso o trabalho voluntário é algo tão essencial para a humanidade. Mais do que cobrar que alguém faça, os voluntários identificam essas dores, arregaçam as mangas e colocam um plano em ação para ajudar.


3- Como você poderia unir as respostas das duas perguntas anteriores?

Como posso fazer o que gosto e utilizar meu dom a favor de uma causa?

Posso fazer visitas a hospitais levando esperança e alegria, posso levar aulas de música aos dependentes químicos, posso ajudar na parte burocrática de uma ONG porque sou muito fera em contabilidade, posso promover um cinema ao ar livre para levar filmes a população de rua, posso organizar um evento social em prol de uma Ong que cuida de pessoas com doenças crônicas. Posso um milhão de coisas...

É a hora de colocar a cabeça pra funcionar e pensar em muitas possibilidades.


4- Qual seu tempo disponível para ser voluntário?

Parece bobeira, você pode pensar: "É voluntário, então vou fazer algo quando eu puder!".

Mas é bom já ter consciência de que antes da palavra voluntário, vem a palavra trabalho.

E este trabalho é cuidar "da dor" de alguém. Então saiba que seu trabalho voluntário tem influencia na vida das pessoas, certo?!

Por isso, saber se irá ser voluntário toda semana ou uma vez ao mês torna sua atividade mais organizada e reflete seu comprometimento com a causa também.


5- Você conhece alguma instituição que faça um trabalho ou projeto que vá de encontro com sua ideia?

Quando unidas as ações voluntárias tem muito mais força. Por isso, busque por instituições que possuam projetos similares as suas ideias e vontades.

Por exemplo: Você quer contar histórias para crianças com câncer. Ao invés de começar tudo isso do zero, busque uma ONG que tenha um treinamento para esse tipo de atividade e espaço dentro do hospital. Economize tempo e valorize o trabalho já desenvolvido por essa instituição.


Uma forma legal de fazer isso é postar a sua vontade em suas redes sociais ou perguntar aos amigos se conhecem alguma instituição que precise dessa ajuda que você se propõe a fazer.

Pesquise bastante, inclusive como essas instituições trabalham, idoneidade delas, se estão recebendo voluntários no momento, troque ideia com a instituição ou alguém que a conheça bem.


Depois disso, é só decidir aonde seu coração ficará mais feliz em ajudar. E aí sim, começar!

Unindo sua vontade com as necessidades do mundo o trabalho voluntário fará todo sentido em sua vida.

Depois me conta como foi esse processo para você!


Contribuição da Poliana Rizzo Fundadora da Associação sem fins lucrativos dos voluntários em prol do bom humor Palhaça Paçoca

"Se cada um doar um pouquinho do que faz de melhor, o mundo fica mais feliz!" - Poliana Rizzo - Fundadora

A gente manda novidades...

© 2020 by associaçao sem fins lucrativos dos voluntários em prol do bom humor | CNPJ 13.345.776.0001-95. Plataforma Wix 

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon