top of page
  • Foto do escritorAssociação do Bom Humor

Bom Humor e Saúde Mental

Atualizado: 15 de abr. de 2020

Se quando você ouve falar em Bom Humor, você pensa em gargalhadas, sorrisos, piadas e coisas engraçadas, sinto lhe dizer mas você tem uma visão limitada.

Essas são apenas algumas manifestações, Bom Humor vai muito além disso. SER Bem Humorado é diferente de estar alegre. É um Estado de Espírito mais Perene. E que precisa ser cultivado.

Buscar sempre ver o lado bom das coisas pode ser a "chave" para se viver bem. SER Bem Humorado é amplamente benéfico. Traz contribuições positivas à Saúde Física e Mental. Bom Humor fortalece o Sistema Imunológico, controla Pressão Arterial, Relaxa os músculos e Ameniza as Dores, Melhora o Sono, Aumenta os Níveis de colesterol Bom, faz bem ao Coração, dentre outras coisas.

Ou seja, SER Bem Humorado é a expressão de que seu corpo está bem. Soma-se à isso, os Beneficios Emocionais e Mentais. Tais como: Antídoto para o Estresse, ajuda a Diminuir Conflitos, traz Equilibrio entre Mente e Corpo, libera substâncias químicas associadas ao Bem Estar, pode ajudar a Reduzir o Medo e a Ansiedade, ajuda a gerar boas relações sociais, inspira comportamentos positivos e Aumenta Expectativa de Vida. Você ja ouviu falar em Sorriso Interno? É exatamente isso que está pensando, sorrir por dentro é o melhor remédio.

Experimente Sorrir Internamente para / e com os desafios que a vida lhe impõe. As vezes o Sorriso Interno é o suficiente para Aliviar as questões da Mente. E se não bastar, é um ótimo começo.

O indivíduo Bem Humorado produz mais endorfina (hormônio que relaxa) e este hormônio aumenta a tendência de ter Bom Humor, forma assim um Ciclo Virtuoso que gera Bem Estar. Ciclo este, que precisamos cultivar.

Fazem parte desse ciclo também, a Gratidão, Felicidade, Paz, Plenitude e outras Sensações e Sentimentos Positivos. A máxima "o Bem atrai o Bem" é verdadeira. Quando você passa a se dedicar a ver o bem e o positivo, sua mente se direciona para eventos, ocasiões e pessoas boas e positivas. Esse processo chama-se Recgnicão Cerebral.

Em suma, SER Bem Humorado está associado a um conjunto de fatores.

E como dito acima, pode e deve ser cultivado. Ser otimista é um bom começo. Te convido a Escolher, todos os dias, SER Bem Humorado. TOPA?

Milene Camila dos Santos Terapeuta Ocupacional Arteterapeuta Psicoterapeuta Breve de Alinhamento Interno nível 1.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page